A treinadora da equipa feminina do C.R.C.Quinta dos Lobos, Fernanda Piçarra, enviou a seguinte carta ao presidente da F.P.F, a pedir a igualdade entre o desporto masculino e o feminino. Um pedido feito pela treinadora e subscrita por mais alguns (mas) colegas e responsáveis por alguns dos clubes que habitualmente vão a Taça Nacional e não só.
Exmo. Senhor Presidente
Tendo conhecimento de que no próximo dia 18 de Julho se realizará a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em cuja ordem de trabalhos figura a alteração aos Estatutos vimos, por este meio, pedir a melhor atenção de V. Exa. para algo, que no nosso entendimento, poderá melhorar esta proposta no sentido do cumprimento do artigo 3º «Neutralidade e não discriminação». Na proposta agora apresentada são previstas as competições organizadas pela FPF (Artigo 86º. Competições). Nas competições de Futsal, alíneas a) a h) do ponto 4, Artigo 86º, a Taça de Portugal Feminina é a única competição prevista de âmbito nacional. Ora, quando comparada com outros desportos nos escalões sénior e júnior, o Futsal é a modalidade colectiva feminina mais praticada em Portugal; existem 270 clubes com equipas femininas distribuídos por 19 Associações Distritais de todo o país, e que acolhem cerca de 4.000 atletas. O número de atletas no escalão sénior feminino, que representa 59% do total, justifica a existência de um Campeonato Nacional neste escalão. O surgimento de uma Taça Nacional de Juniores Femininos iria fomentar o aparecimento de campeonatos distritais de juniores femininos em mais Associações Distritais, para lá das actuais 6 Associações, e assim aumentar o número de atletas nos escalões de formação. A evolução do Futsal depende também do ajustamento dos quadros competitivos femininos que levem à excelência. Sendo assim, e de forma a cumprir o princípio da não discriminação enunciado no Artigo 3º da proposta de Estatutos e, ao mesmo tempo o de fomento e desenvolvimento da prática da modalidade enunciados no Artigo 2º, propomos que no nº 4 do artigo 86º sejam acrescentadas as seguinte alíneas:
i) Campeonato Nacional de Seniores Femininos
j) Taça de Portugal de Juniores Femininos
Neste sentido, solicitamos a V. Exa. que, em prol do desenvolvimento do futsal feminino, se associe a estes motivos e possa apresentar à Mesa da Assembleia Geral da FPF esta proposta de alteração do Artigo 86º.
Com os nossos cumprimentos
Lisboa, 14 de Julho de 2009
Recorde-se a que anteriormente foi entregue ao Presidente da Republica uma petição com muitos mais apoiantes, representando claramente os agentes do Futsal feminino nacional:
_________________________________*_________________________________
A resposta da FPF:
Exma. Senhora
Serve o presente para agradecer a missiva de V. Exa., aproveitando para informar que a mesma será tida em atenção na elaboração das competições referidas na proposta de Estatutos, a qual, por si só não é taxativo.
Respondido a 16 de Julho de 2009.
LUTA PELOS DIREITOS DE IGUALDADE
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


0 comentários:
Enviar um comentário